26/06/09

A melhor SWIFFER

Toda a gente conhece aquelas mopas descartáveis (mais conhecidas por Swiffers) que fazem maravilhas: é colocar na mopa, prender nas borrachinhas e passar no chão...et voilá...Adeus pêlos e pó!! Depois é colocar o "paninho" no lixo.

Pois bem, se pensarmos bem no custo dessas embalagens e se (como eu) tiverem que passar a mopa todos os dias, rapidamente chegam à conclusão de que, apesar de muitos práticas, são tudo menos económicas!

Em termos ambientais também não são muito recomendáveis pois acabamos por fazer imenso lixo com esse desperdício.


Experimentei uma sugestão da minha mãe e digo-vos que é FANTÁSTICA:

- Troquem a "swiffer" pelo velhinho pano do pó (daqueles de flanela laranjinha)...

- Se o vosso chão for de Madeira: peguem no produto dos móveis (tipo Pronto) e borrifem sofre o paninho.

- Se o chão for de mosaico, utilizem líquido de limpar o chão.

Experimentem, vão ver como limpa muito melhor do que os paninhos descartáveis e é muito mais ecológico.

Também existem umas capas que imitam pêlo de borrego que se podem colocar nessas mopas (aliás, também tenho) mas não limpam tão bem como estes panos de flanela.

No final, basta colocar a lavar (ou se tiver muitos pêlos, tirem a maior parte com as mãos e depois coloquem a lavar).

5 comentários:

  1. Mónica, começo a achar que sou ainda mais "verde" do que o que pensava!! Também já faço isso!!
    Mais dicas, dá-me mais dicas!!

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem nao existe dia em que nao use o Swiffer, mas dp aspiro os pelos do gato e o pouco lixo que fica agarrado e volto a usar o mesmo paninho mais umas vezes!E limpa sempre tao bem, como se fosse novinho :)

    ResponderEliminar
  3. Cada uma do seu jeito;)
    1º viro o paninho do avesso.
    Como uma só não me chega junto algumas, num alguidar passo por água e tiro a sujidade maior.
    Depois lavo definitivamente na máquina quando preciso de lavar os panos de limpeza e/ou tapetes.
    Ficam como novas.

    Tenho uma caixinha onde depois de secas meto as "recicladas".
    Quando se querem desfazer é que as deito fora;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. muito boa a sugestão!
    concordo que é muito mais económico e eficaz!

    já agora a resposta à pergunta que colocou no "oquefazerprojantar", encontra o tahine em qualquer loja de produtos naturais.

    ResponderEliminar
  5. Ola, acabei de chegar em Brasília; morava nos EUA; nao vivo sem minha swiffer e seus paninhos, vou experimentar a dica mas gostaria de ter alguns refils em casa...alguem pode me ajudar aonde comprar os refils em Brasília?

    ResponderEliminar